Informações

Área, horários de funcionamento e infra-estrutura

O bosque dos Italianos possui uma área de 14.411,80 m² e funciona de segunda a domingo, das 7h às 18 horas. No local, os visitantes encontram várias opções de atividades, área para festas, sanitários e a biblioteca infantil “Monteiro Lobato” (atualmente passando por reforma).

Endereço: Rua Dr. Miguel Penteado, s/nº, Jardim Guanabara

Atividades

No bosque, além da contemplação e contato com uma bela vegetação nativa, composta por árvores centenárias e nativas, é possível desfrutar de:

  • Caminhadas
  • Playground (gangorra, balanço, casa do Tarzan entre outros)
  • Salão de festas
  • Encontro da associação dos orquidófilos de Campinas com a mostra de orquídeas todos os terceiros domingos do mês entre 8h30 e 12h30

Informações sobre a Fauna e Flora do Bosque dos Italianos

De acordo com o estudo desenvolvido por Dionete Santin, o Bosque dos Italianos possui 82 espécies vegetais nativas, acima da média encontrada em outros bosques e parques da cidade. A área de vegetação nativa remanescente corresponde a cerca de 1,4 hectare. Abaixo segue a relação de espécies encontradas no Bosque.

Por sua vez, como Fauna do Bosque podem ser apontadas as diversas espécies que o habitam de maneira permanente ou que o freqüentam temporariamente, na nidificação. Há ainda as espécies que utilizam o local um refugio, por um breve momento, e as aves que aparecem na mata para um pequeno descanso, empoleiradas na copa das árvores. Dentre os vários tipos de pássaros, borboletas, insetos e outros seres da fauna do Bosque vale a pena destacar a presença de Bem-te-vis, Sábias Laranjeira e Barranco, Sanhaços, Canários da Terra, Curruíras, Saruês, Gralhas-de-Topete, Pica-pais verde-barrado, Gaviões e Tucanos.