Projeto Corredor Aéreo entre Bosques

A Associação dos Amigos do Bosque dos Italianos, em parceria com o Departamento de Parques e Jardins da Prefeitura de Campinas, iniciou em setembro de 2022 o projeto Corredor Aéreo entre o Bosque dos Italianos e o Bosque dos Alemães. Trata-se do envolvimento dos moradores e de proprietários dos imóveis do entorno dos Bosques para o plantio de arvores nativas que irão melhorar a saúde e favorecer a sobrevivência destas duas importantes áreas no longo prazo.

O Bosque dos Italianos (Praça Samuel Wainer) e o Bosque dos Alemães (Praça João Lech Júnior) são áreas verdes remanescentes no meio urbano de Campinas, localizados cerca de apenas 0,5 km de distância um do outro. Tais áreas podem ser consideradas reservatórios da flora nativa regional detentoras de uma importante variedade de espécies vegetais e animais, tal como ilustra, neste sentido, o fato de terem sido encontradas ao menos 70 espécies nativas distintas no Bosque dos Alemães e 82 no Bosque dos Italianos (Santin, 1999). No entanto, a permanência e sustentabilidade dessas áreas no espaço urbano estão sujeitas a vários riscos e perturbações, como o perigo de fogo e do descarte irregular de lixo e entulho e, especialmente, o contexto de fragmentação e isolamento em que normalmente se encontram.

Situados em uma região de urbanização consolidada, os dois bosques sofrem o efeito
de isolamento desde a sua criação, de forma que as trocas genéticas na polinização
das flores e a dispersão dos frutos fica restrita aos seus limites e àquelas realizadas
através do vento e da fauna representada por insetos, pássaros, morcegos e saguis, o
que os torna cada vez mais vulneráveis ao cruzamento entre “plantas irmãs”, em um
processo contínuo de empobrecimento genético.

O projeto Corredor Aéreo entre Bosques envolve assim duas questões ambientais inter-relacionadas e relevantes para os bairros onde estão localizados e para a cidade. Uma das questões é a preservação e sustentabilidade da fauna e da flora dos dois bosques, ambos fragmentos de vegetação nativa do município com significativo número de espécies remanescentes e considerados verdadeiros testemunhos da flora que um dia recobriu essa região.

A outra questão importante é a arborização urbana das ruas no entorno dos bosques, nos bairros jardim Chapadão e Guanabara, que vêm sendo afetada, há vários anos, pela degradação e perda de árvores, seja por supressão, por morte natural ou provocada por podas drásticas e sucessivas.

Além de fortalecer as condições de sobrevivência e de preservação em médio e longo
prazo da fauna e da flora existente nos Bosques dos Italianos e dos Alemães, o projeto traz em si os muitos outros benefícios que o aumento da arborização urbana fornece aos moradores locais e ao meio ambiente em geral.

Participe você também dessa iniciativa!