Arquivo da categoria: Sem categoria

Oficinas para rever Plano Ambiental abrem inscrições para início na quarta

Por Prefeitura Municipal de Campinas 04/04/2022 – 19:16

A Prefeitura, através da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está abrindo inscrições para as Oficinas Participativas de Revisão dos Planos Ambientais. A população está convidada a participar do processo, que inclui o Plano Municipal do Verde, Plano Municipal de Recursos Hídricos e Plano Municipal de Educação Ambiental.

A equipe do Verde explica que os Planos Ambientais são instrumentos importantes para o desenvolvimento contínuo da qualidade do meio ambiente no município. O processo de revisão está aberto para que a população possa contribuir por meio das oficinas que ocorrerão em todas as regiões da cidade, conforme a divisão pelo critério de bacias hidrográficas. As oficinas serão realizadas em formato on-line.

As consultas públicas possibilitarão que o cidadão campineiro avalie os aspectos ambientais do município nos últimos cinco anos e relate se observou melhorias, se há problemas, e quais são. A secretaria acredita que, por meio da participação da sociedade, é possível obter uma visão integrada dos aspectos ambientais mais significativos, assim como formar uma imagem do seu planejamento e gestão. 

Para se inscrever é preciso preencher o seguinte formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfWHtqNxxffSh0mrVTsenjQueh-PlaM8Op5MJrmkjBCz22j5w/viewform .

“A revisão e a atualização dos planos ambientais de Campinas envolvem todas as secretarias municipais, todas as entidades do poder público, e requerem a participação ativa da sociedade”, disse o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes. “Por isso, reforçamos o convite para todos possam interagir virtualmente nas oficinas participativas, para que a gente possa atualizar o planejamento ambiental da cidade e seguir trabalhando pela sua implementação”, completou.

A participação da sociedade civil na construção e revisão dos Planos Ambientais Municipais visa fortalecer as propostas e decisões do Poder Público sobre a gestão ambiental do Município.

As Oficinas Participativas compõem a principal etapa da participação social no processo de revisão dos Planos Ambientais. O objetivo das discussão é verificar a percepção da população sobre as ações e programas dos Planos, e colher propostas de contribuição para aprimoramento dos instrumentos de planejamento ambiental. Desta forma, diz o secretário, “é possível priorizar ações e identificar problemas, com o foco no bem-estar das atuais e futuras gerações”.

Política Municipal do Meio Ambiente

Os Planos Ambientais Municipais, consolidados pela Lei Complementar nº 263/2020 como instrumentos da Política Municipal do Meio Ambiente, possuem horizonte de planejamento de dez anos, sendo revisados a cada cinco anos e atualizados a cada década.

Os Planos vigentes foram elaborados em 2016 e 2017 e estão sendo revisados este ano de forma integrada, com a perspectiva das soluções baseadas na natureza, resiliência urbana e enfrentamento dos impactos da mudança do clima.
 
Este processo de revisão envolve diversos segmentos, desde o Poder Público, de forma articulada com diversas secretarias e autarquias, o Conselho Municipal de Meio Ambiente, e a população, reunindo diferentes olhares e enriquecendo a gestão ambiental do município.
 

Confira a programação das oficinas:
 
6/4 (quarta-feira) – 9h
Região Noroeste – Bacia Capivari

14/4 (quinta-feira) – 9h
Região Leste – Bacia do Anhumas
 
20/4 (quarta-feira) – 14h
Região Norte – Quilombo
 
29/4 (sexta-feira) – 14h
Região Sul – Bacia Capivari Mirim

3/5 (terça-feira) – 9h
Região Sudoeste – Bacia Capivari

5/5 (quinta-feira) – 9h

Região Leste – Bacias Atibaia/Jaguari – Sousas/Joaquim + AR14
 
Para qualificar ainda mais a contribuição nas oficinas, a Secretaria do Verde recomenda que os participantes consultem os documentos disponíveis no site:

https://novo.campinas.sp.gov.br/secretaria/verde-meio-ambiente-e-desenvolvimento-sustentavel/pagina/revisao-dos-planos-abientais-municipais .
 


Para mais informações, mandar mensagem para [email protected] ou ligar para (19) 2116-8440.

https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/43901

Associação e os parlamentares Ivan Valente e Paulo Búfalo vistoriam a obra do teatro de arena no Bosque dos Italianos

Em 27/11 a Associação dos Amigos do Bosque dos Italianos recebeu a visita do deputado Federal Ivan Valente (PSOL) e do vereador Paulo Búfalo (PSOL). O objetivo era conhecer as instalações do teatro de arena que fica atrás da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato. O teatro está quase finalizado e os recursos da obra vieram de uma emenda orçamentária feita pelo deputado Ivan Valente. Agradecemos aos parlamentares pela sensibilidade e atenção à cultura na conquista desse mais novo equipamento público da cidade.

Teste

O Bosque dos Italianos ou Praça Samuel Wainer, surgiu nos planos do município em 1927, na proposta de loteamento do Jardim Chapadão, uma área que fazia parte da antiga fazenda Chapadão de propriedade do Sr. Otaviano Alves de Lima. A doação deste terreno à municipalidade, no entanto, só ocorreu em 1960, denominando-se na ocasião de “Parque 1” do loteamento Jardim Chapadão. Em dezembro do mesmo ano, o Bosque foi denominado Praça Samuel Wainer.